quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O célebre pôr do sol de Zadar

O mestre Alfred Hitchcock, disse que nao havia pôr de sol mais cinematografico no mundo. Zadar, ao norte da Dalmácia, na Croácia. Balneário famoso no século 19, Zadar foi bombardeada durante a Segunda Guerra pelos aliados e durante a guerra da Iugoslávia nos anos 1990. Só agora a cidade está se recuperando. O centro fica numa península, rodeada por muralhas venezianas com um fórum romano no centro. Na praça principal, Zeleni trg, está a igreja bizantina de São Donato, cujas formas cilíndricas são o símbolo da cidade.É  famoso pelo seu pôr do sol, não só pela beleza do crepúsculo como também por duas curiosidades turísticas, para transformar esta experiencia ainda mais "tridimensional": o " sea organ" e o " greeting to the sun". 
   
 Img:flickrhivemind.net                                                                                       Img: Flickr (permalink

“Saudação ao Sol” (“Greeting to the Sun”, em inglês ou "Pozdrav Suncu "na Croácia), se trata de um diâmetro de uns 22 metros em azul líquido que retém a energia que vem de cima, constituído por 300 placas de vidro distribuídas por várias camadas.(fotos abaixo)


Img:https://anasofiamelo.wordpress.com


O " Sea Organ" ou " Órgão do Mar" é um tipo de instrumento musical  na escadaria de mármore, onde pode se sentar para presenciar o sol 'cair' no mar. Feito à partir da engenharia hidráulica, que  é ativado pelo movimento das ondas e produz um som semelhante a flauta. 
' Um arquitecto natural de Zadar e que imaginou que os sons do mar poderiam ser transformados em música , através de um sistema de tubos e de degraus, combinados com orifícios. São 35 tubos, distribuídos equitativamente por 7 secções. Os degraus dão para o mar e o mar, com a sua ondulação agitada, invade os tubos também preenchidos com ar. Os orifícios ao longo da superfície permitem a esta combinação sair em forma de melodia. Os maestros rodeiam-nos, são o mar e o vento, em porções e intensidade variáveis. As linhas das suas pautas são preenchidas com notas sempre diferentes, numa sequência tão variável quanto eles.'  (https://anasofiamelo.wordpress.com/category/croacia)

Img:https://anasofiamelo.wordpress.com

Img:https://anasofiamelo.wordpress.com
   

Imgs: Google



História:
'A história de Zadar é a história de uma cidade pela que passaram os libanos há 1000 anos antes de Cristo, e ficaram até que o Império Romano se espalhou por toda a Costa croata. Desde entao e até aos nossos dias Zadar não foi mais que o reflexo da história da Croácia, com romanos, bizantinos, invasão napoleônica, duas guerras mundiais e uma guerra civil ás suas costas.
Zadar converteu-se num município 50 anos antes da nossa era, durante a ocupação romana nesta região. Depois foi sede do Bispado romano. Posteriormente foi baptizada como Diodora sob o Império Otomano, no século VII foi inclusive a capital da província da Dalmácia. Iadera foi o seu primeiro nome, durante a época romana, nome latino.
No século IX a.C. estas terras formam parte da casa dos gregos e dos romanos, um importante local da economia.
Os carolíngios também passaram por aqui e estabeleceram-se na região por volta do século X, um pouco antes a cidade tinha passado pelas mãos da Republica de Veneza. Chegaram anos de conflitos entre a Republica de Veneza e o Império Húngaro pelo poder desta região.

No século XIII a cidade começou a lutar pela sua liberdade, mas continuou passando de venezianos a húngaros. No século XVI passaram a formar parte do Império Otomano depois chegou a invasão napoleónica no século XVIII, depois passou por mãos dos austríacos, época durante a qual Zadar foi capital da Dalmácia, e já no século XIX a cidade renasceu sob a identidade croata. Se bem continuou a passar de mão em mão, sofreu a I e a II Guerra Mundial. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial Zadar foi invadida por tropas alemãs de Hitler.

Depois da guerra em 1995, Zadar converteu-se numa referencia turística, uma situação que nos dia de hoje pode desfrutar uma vez que a cidade avançou muito até se converter num dos melhores locais da Costa Dálmata.'



YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abçs e sorrisos ✌
Ana Cláudia Lara